NOTÍCIAS

Projeto Mine the Gap arranca em setembro

A ACPMR vai integrar o projeto Europeu Mine the Gap que irá iniciar em setembro deste ano de 2020.

O projeto, que conta com mais 10 organizações de Espanha, França, Itália Alemanha, Polónia, Bulgária e Finlândia, consiste na criação e integração de novas cadeias de valor nas PME do setor dos Recursos Minerais e da mineração através de tecnologias de informação e comunicação, economia circular e apoio à gestão eficiente dos processos produtivos.

Na verdade, a nossa sociedade não tem consciência da importância das matérias-primas minerais e chega a ter uma visão negativa sobre o conceito de mineração, fortemente relacionada ao uso de métodos e tecnologias ultrapassados e menos amigos do meio ambiente. Isto é particularmente relevante para as PME, que não conseguem acompanhar o ritmo das grandes empresas e, portanto, sofrem com um déficit de inovação, de fertilização intersetorial e de potencial de disrupção. O projeto Mine the Gap surge, precisamente para apoiar as PME a promoverem e acelerarem investimentos para desenvolverem a sua capacidade de inovação e terem uma plataforma de suporte ao reforço das suas cadeias de valor existentes e ao desenvolvimento de novas cadeias de valor industriais, através de serviços de inovação e apoio intersetoriais e regionais no seio do cluster.

 

O consórcio de base do projeto é composto por 9 Clusters, 1 RTO e 1 Associação de 9 regiões e 7 países europeus representando mais de 500 PME. O projeto pretende desenvolver uma estrutura de gestão, de metodologias e de estratégias, incluindo apoio financeiro direto às PME, serviços adicionais de apoio às empresas e acesso a novos investimentos.

Cluster participa em iniciativa europeia para a economia circular

O Cluster dos Recursos Minerais foi convidado para a criação da European Alliance for Cross- Industrial Circular Economy Investment. Esta Aliança pretende criar um pipeline de investimento em projetos de economia circular, tendo em consideração a crise climática e o potencial de oportunidades económicas oferecidas pela circularidade aplicada à nossa indústria. Existe já uma ampla gama de pesquisas e análises baseadas em evidências que permitiram estabelecer os primeiros fundamentos da economia circular e, o propósito da Aliança, é fazer com que esses projetos possam acontecer. O desafio é, por isso, desbloquear investimentos para a economia circular.

A Aliança está, nesta fase, a preparar a estratégia de atuação que assenta em dois princípios fundamentais:

  • Apoiar os projetos de economia circular e promover as iniciativas para que possam alcançar o sucesso em termos de mercado;

  • Criar os frameworks adequados a que os projetos possam ser implementados, com as adaptações necessárias à realidade e políticas da economia circular industrial

 

A presença do Cluster Português assegurará a transferência de know how para o setor empresarial nacional e o aproveitamento de oportunidade de desenvolvimento de projetos internacionais nesta área.

Certificação Bronze Label reconhece boas práticas de gestão do Cluster

O Cluster dos Recursos Minerais está a renovar a sua certificação Bronze Label. Trata-se do reconhecimento da excelência da gestão do Cluster, avaliada por peritos internacionais. De acordo com a European Secretariat for Cluster Analysis (ESCA), os Clusters são estruturas complexas e dinâmicas que estão sujeitas a alterações contínuas e que têm um papel preponderante na promoção do crescimento económico, alavancando o potencial de inovação e de negócios da região em que estão inseridos. São também responsáveis pela identificação de novas oportunidades de emprego, novos produtos e serviços, novas empresas, novas atividades de I&D e de novas patentes.

Além disso, as organizações dentro de um cluster podem ser veículos poderosos para identificar e abordar novas tendências e atuar como agentes de mudança para modernização industrial, desenvolvimento económico regional ou na aceleração do empreendedorismo.

Trata-se, portanto, de uma certificação muito importante, porque valida a trajetória e as iniciativas que o Cluster dos Recursos Minerais tem desenvolvido em Portugal, bem como valida o modelo de gestão das diferentes atividades em que o setor está envolvido.

Estratégia para a próxima década

O Cluster dos Recursos Minerais aumentou a sua base de associados em 11% desde o início do ano. É mais um importante reconhecimento do trabalho que é desenvolvido em prol do setor. Vale a pena também sublinhar que desde o princípio do ano e até 15 de julho, o Cluster apoiou o desenvolvimento de 6 candidaturas em consórcio ao Sistema de Incentivo – Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT) em copromoção.

Por fim, dar conta de que o Cluster está a trabalhar no desenho da Estratégia 2021-2027, a partir de documentos fundadores como o European Green Deal, que, na sua essência, indicam alguns eixos fundamentais para o futuro do desenvolvimento da economia europeia: a transição para uma economia ainda mais digital; na estratégia industrial europeia; e nas estratégias de especialização inteligente das regiões. Em breve, o Cluster dará mais informações sobre este processo, porque vai ser necessária a participação de todos os associados e de alguns stakeholders-chave do setor.

Agência de Inovação promove concurso de ideias

Encontram-se abertas candidaturas ao Bfk Ideas 2020 até 30 de setembro de 2020. Esta iniciativa da Agência Nacional de Inovação pretende reunir ideias de negócio de estudantes, docentes e/ou investigadores de mais de 50 Instituições de Ensino Superior. As ideias devem ser de base científica e/ou tecnológica e os setores elegíveis são: Recursos Naturais, Ambiente, Energia e Mobilidade Sustentável; Inteligência Artificial e Tecnologias Avançadas de Produção; Recursos para a valorização do interior; Saúde e Bem-Estar; Soluções tecnológicas para a sprevenção, deteção e tratamento da COVID-19; Turismo, Indústrias Culturais e Criativas.

 

O calendário da iniciativa decorre em 3 fases:

  • Até 30 de setembro: a Instituição de Ensino Superior seleciona a ideia de negócio que a representará no concurso, preenchendo o formulário de participação;

  • Entre outubro e novembro: os promotores da ideia participam no programa de imersão online com mentoring ativo;

  • Entre novembro e dezembro: os promotores apresentam a sua ideia de negócio no evento final perante potenciais investidores e um júri especialista que irá selecionar um vencedor por cada categoria temática.

Stone Citi promove curso profissional em Montelavar

Encontram-se abertas as pré-inscrições para o Curso Profissional de Inovação e Tecnologia em Pedra Natural. Trata-se do primeiro curso profissional do ensino secundário focado em formar técnicos aptos para enfrentar os desafios atuais do mercado da pedra natural e nasce de uma parceria entre a Stone Citi e a Escola EBS Dr. Rui Grácio em Montelavar, Sintra.

O curso dirige-se a alunos que terminaram o 9º ano e que tenham interesse ou curiosidade sobre o setor da pedra natural, constituindo uma oportunidade de inovar num setor com uma vasta história em Portugal. Ao entrar no curso, podem contar com a aquisição de conhecimento nas seguintes áreas:

  • a pedra natural e toda a sua cadeia de valor, desde o processo de extração até às suas múltiplas aplicações;

  • os equipamentos e as novas tecnologias utilizadas no setor;

  • áreas complementares como o desenho assistido por computador e a impressão 3D.

O curso tem uma duração de 3 anos e conta com um estágio curricular em contexto empresarial.

Universidade de Évora lança Mestrado em Engenharia Geológica

A Universidade de Évora anunciou recentemente o Mestrado em Engenharia Geológica, um programa eminentemente orientado para o Mercado de Trabalho, baseado no princípio "Aprender pelo Fazer, rumo à Competência e Empregabilidade".


O mestrado decorre do Convénio Interuniversitário entre a Universidade de Évora e a Universidade de Castilla la Mancha - UCLM (Espanha) e permite aos alunos de ambas as instituições obter dupla titulação de Mestre em Engenharia Geológica e o "Grado en Tecnologia Minera".


Além disso, o aluno pode realizar a sua Dissertação/Estágio/Projeto em Contexto Empresarial. Para tal, foram estabelecidos protocolos de cooperação com mais de 30 empresas e instituições especializadas em Prospeção Geológica e Geotécnica, Exploração e Transformação de Rochas Industriais e Ornamentais, Geologia de Engenharia e Ambiente, Mecânica dos Solos e das Rochas, Estabilidade de Taludes, Recursos Hídricos, Cartografia Geológica e Geotécnica, Recursos Minerais, Fiscalização da Atividade Extrativa.


O Plano de Estudos, com a duração de 4 semestres, tem como principal objetivo fornecer aos futuros mestres uma formação sólida e integrada em Georrecursos e Geotecnia, que lhes faculte capacidades de atuação em vários domínios da Geoengenharia.

JANTAR-DEBATE MÁRMORES DO ALENTEJO COM CONCLUSÕES INTERESSANTES PARA A COMPETITIVIDADE

No âmbito do Estudo Estratégico da Zona dos Mármores, a convite da Assimagra e do Cluster dos Recursos Minerais, decorreu no dia 8 de Junho, o jantar debate com representantes das Empresas da Zona dos Mármores.

CONFEDEM FALA SOBRE O IMPORTANTE PAPEL DOS MINERAIS NA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

No passado dia 24 de junho, a Confedem - Confederação Nacional de Empresários da Mineração e da Metalúrgica de Espanha realizou, em coordenação com a Escola T.S.I de Minas e Energia de Madrid, o webinar 'Materias primas minerales necesarias para la transición energética'. O evento contou com 140 inscritos, incluiu três mesas redondas nas quais foram abordados diversos temas da atualidade no Sector Minério, como a sua adaptação aos novos tempos e o seu desenvolvimento para uma indústria mais limpa.

Verifique aqui alguns pontos essenciais que foram abordados no evento da manhã.

Portugal ocupa a 12.ª posição no ranking Europeu de Inovação

Segundo comunicação da ANI, Portugal ocupa a 12.ª posição no ranking Europeu de Inovação, informações do Relatório do European Innovation Scoreboard (EIS 2020), divulgado a 23 de junho de 2020.

SOUTHERN EUROPE

FORUM AGENDA

2 JULY 2020

Impacts and opportunities of COVID-19 on mining regions and cities - Online Event

Impacts and opportunities of COVID-19 on mining regions and cities - Online Event

23 June 2020

Webinar: Desbloquear o potencial da observação da terra para o setor mineiro: aplicações práticas

Sobre o que é este item? O que há de interessante nele? Escreva uma descrição cativante para chamar a atenção do seu público...

Como é que os produtos e serviços baseados por satélite podem ajudar o setor mineiro a criar?
….
O projeto financiado pela ESA EO4RM fez pesquisas sobre as possibilidades de especialistas em mineração beneficiarem de novos desenvolvimentos na indústria espacial. Este webinar irá apresentar os resultados e demonstrar dois exemplos de como as aplicações baseadas por satélite podem ser usadas para medições de armazenamento e monitorização da estabilidade do solo.

MINERAL EXPLORATION SYMPOSIUM 2020

17-18 September 2020 | Virtual Event

The Mineral Exploration Symposium is organised jointly by the Executive Agency for Small and Medium-sized Enterprises (EASME) and the European Association of Geoscientists and Engineers (EAGE); it is free admission but registration is mandatory.

PROGRAMA ADAPTAR - SISTEMA DE INCENTIVOS À SEGURANÇA NAS MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS, NO CONTEXTO DA DOENÇA COVID-19

Encontra-se aberto o aviso para o sistema de incentivos à segurança nas micro, pequenas e médias empresas, no contexto da doença COVID-19, na categoria denominada ‘ADAPTAR – Avisos’.

Cluster-to-cluster Meeting & Innovation & Match brokerage event

Nos dias 10, 11 e 12 de Junho, com o apoio da Comissão Europeia, vai ser realizado um Evento Europeu “Cluster-to-cluster Meeting & Innovation & Match brokerage event”.

No dia 10 de Junho é dedicado a Clusters Europeus.

Nos dias 11 e 12 de Junho é vocacionado para Empresas, Entidades, Universidades com B2B e R2B.

Pelo interesse da iniciativa, deixamos o link para conhecimento e eventuais inscrições: https://innovatmatch-2020.b2match.io

AVISOS DE ABERTURA COM NOVAS DATAS - PORTUGAL 2020

SISTEMA DE INCENTIVOS - ABERTOS:

  • AVISO Nº 01/SI/2020 - INTERNACIONALIZAÇÃO DAS PME (BREXIT: DIVERSIFICAÇÃO DE MERCADOS E ACELERADOR DE EXPORTAÇÕES)

  • AVISO Nº 08/SI/2020 - INOVAÇÃO PRODUTIVA - TERRITÓRIOS DE BAIXA DENSIDADE

  • AVISO Nº 17/SI/2020 - I&D EMPRESARIAL - PROJETOS EM COPROMOÇÃO

CURSO DE GESTÃO EM TECNOLOGIAS AVANÇADAS EM RECURSOS MINERAIS POLITÉCNICO DE LEIRIA

O CLUSTER DOS RECURSOS MINERAIS tem o prazer de divulgar o Primeiro Curso de Formação superior especializado no Mundo, em Tecnologias Avanças (CNC, Indústria 4.0 e outras), em Recursos Minerais.

 

GESTÃO EM TECNOLOGIAS AVANÇADAS EM RECURSOS MINERAIS

POLITÉCNICO DE LEIRIA

Saiba mais em www.estg.ipleiria.pt

A idade do lítio

Artigo de opinião sobre o lítio publicado a 24 de abril de 2020, no Público.

Título: “A idade do lítio”

Autor:

Luís Martins

Geólogo, Presidente do Cluster dos Recursos Minerais de Portugal

Indústria mineira é imprescindível

Artigo sobre a Indústria Mineira publicado a 10 de abril de 2020, no Expresso.

Título: “Indústria mineira é imprescindível”

Autores:

António Mateus

Professor, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e IDL

Luís Martins

Geólogo, Presidente do Cluster dos Recursos Minerais de Portugal

Carlos Cupeto

Professor, Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora

STONE CITI

“Cidade de Pedra” nasce em Pero Pinheiro, na antiga fábrica Pardal Monteiro. Inteligência, Tecnologia e Inovação da Pedra Natural – são as palavras chave deste desafio.

OPEN DAY - Projeto INOVSTONE 4.0

O evento “OPEN DAY - Projeto INOVSTONE 4.0”, decorreu no dia 28 de Janeiro de 2020, na empresa Filstone Natural.
...
Projeto INOVSTONE 4.0 | 24 parceiros | 4º Projeto Mobilizador de Investigação e Desenvolvimento no Setor da Pedra Natural.
...
#LEANSTONE, #EconomiaDigital, #Indústria4.0
...
Projeto cofinanciado do LISBOA 2020, COMPETE 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do FEDER.

Da pedreira para a passerelle ...Coleção STONERS, uma ode ao Mármore Português, apresentada na Lisboa Fashion Week

No passado dia 11 de Outubro, quem foi ao evento da Moda Lisboa, teve a oportunidade de assistir à metamorfose do Mármore Português.

Não se deu naquele momento, obviamente! Mas aquele momento representou a qualidade, a infinitude e principalmente as Empresas do Sector da Pedra Natural, que na sua maioria, são altamente especializadas!

Inauguração do projeto: “A Bench for a Tower”, do Arquitecto Álvaro Siza, no dia 24 de setembro, em New York, USA.

O Cluster tem a honra de apresentar o convite para a inauguração do projeto:

“A Bench for a Tower”, do Arquitecto Álvaro Siza

 

Curadora: Guta Moura Guedes

24 de setembro de 2019, às 16h30

 

Endereço do evento:

555 West 56th Street, Ground Floor

New York, NY 10019, USA

A participação é gratuita mas encontra-se sujeita a inscrição prévia até ao próximo dia 20 de setembro, através do e-mail: public.relations@experimenta.pt ou através do telefone: +351 915 430 343.

www.primeirapedra.com

CLUSTER DOS RECURSOS MINERAIS CONTINUA NO CAMINHO DA INOVAÇÃO.

Com o Projeto Mobilizador – INOVSTONE 4.0, a decorrer desde 2017, com a participação de 24 Entidades e explorando a Indústria 4.0 para a competitividade da Pedra Natural, o CLUSTER DOS RECURSOS MINERAIS iniciou outro movimento de mobilização.

CLUSTER DOS RECURSOS MINERAIS VAI ASSINAR PACTO PARA A COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO

LÍTIO EM PORTUGAL: UMA OPORTUNIDADE QUE NÃO DEVEMOS PERDER

Artigo de Opinião

LÍTIO EM PORTUGAL: UMA OPORTUNIDADE QUE NÃO DEVEMOS PERDER

Autor: Luís Martins, Presidente do Conselho de Administração do Cluster dos Recursos Minerais de Portugal.

Fonte: Jornal Ecos da Marofa, Figueira de Castelo Rodrigo.

5 de agosto de 2019

GLOBAL STONE CONGRESS

GLOBAL STONE CONGRESS

Call for candidates for the next Global Stone Congress!

Workshop “Conectividade para a Competitividade e Internacionalização”

O Cluster Habitat Sustentável e a Parceria Portugal Clusters convida-vos a participar no Workshop “Conectividade para a Competitividade e Internacionalização”, que se realiza no âmbito da European Cluster Weeks dedicado às temáticas da conectividade e transformação digital. Este evento decorrerá no auditório do CEi – Centro de Empresas Inovadoras, em Castelo Branco no dia 29/Abril pelas 14h00, fruto da cooperação de 13 Clusters de Competitividade nacionais no âmbito da Parceria Portugal Clusters, dirigido a empresas de diferentes sectores, centros de I&D, decisores políticos, profissionais e outros especialistas com interesse no tema. 

 

Visualize o programa AQUI.

INSCRIÇÃO gratuita mas obrigatória AQUI.

INCENTIVO À CONTRATAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS ALTAMENTE QUALIFICADOS

Pretende contratar recursos humanos altamente qualificados para ajudar na estratégia de inovação da empresa?
Esta informação poderá ser do V/ interesse!

Encontram-se abertas candidaturas ao Sistema de Incentivos - Qualificação PME

CONTRATAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS ALTAMENTE QUALIFICADOS

  • ALENTEJO 2020 - clique aqui.

  • CENTRO 2020 - clique aqui.

  • LISBOA 2020 - clique aqui.

  • NORTE 2020 - clique aqui.

CONCURSO PME DIGITAL

8 PME nacionais servirão de base à realização de um diagnóstico profundo sobre o estado de maturidade para a Transformação Digital das fileiras do automóvel, matérias, matérias-primas e comércio.
Saiba mais sobre o concurso e candidate-se aqui.
Candidaturas até 18 de março!

ALTERAÇÃO DA DATA DO DEBATE REGIONAL SOBRE OS RECURSOS MINERAIS DA REGIÃO CENTRO

Por motivos de última hora, relacionados com a agenda da CCDR-Centro, somos obrigados a alterar a data do Debate Regional sobre Recursos Minerais, em Coimbra, para dia 13 de Dezembro.

REUNIÃO ALARGADA CLUSTER DOS RECURSOS MINERAIS DE PORTUGAL

A ACPMR - Associação Cluster Portugal Mineral Resources promove a 3ª Reunião Alargada do Cluster dos Recursos Minerais, a decorrer no próximo dia 6 de dezembro nas instalações da Ecoteca em Porto de Mós.

CLUSTER DOS RECURSOS MINERAIS DE PORTUGAL PARTICIPA NA 3ª EDIÇÃO DA “SEMANA DAS MATÉRIAS-PRIMAS” DA UNIÃO EUROPEIA

Cluster dos Recursos Minerais de Portugal está a participar na 3ª Edição da “Semana das Matérias-Primas” da União Europeia, que se encontra a decorrer em Bruxelas, de 12 a 16 de novembro.

INAUGURAÇÃO DO PROJETO MINT STREET EM LONDRES ASSINALOU O INÍCIO DA 2.ª EDIÇÃO DO PROJETO PRIMEIRA PEDRA

No passado dia 31 de outubro foi inaugurado o projeto Mint Street, em Londres, no âmbito do London Design Festival 2018 e integrado no Projeto PRIMEIRA PEDRA, promovido pela ASSIMAGRA.

DEBATE REGIONAL DOS RECURSOS MINERAIS NO NORTE JUNTOU CERCA DE 100 STAKEHOLDERS QUE DISCUTIRAM OS DESAFIOS FUTUROS

O Debate Regional sobre os Recursos Minerais, promovido pelo Cluster dos Recursos Minerais e Assimagra, com o apoio da CCDR Norte, reuniu cerca de 100 pessoas ligadas ao Setor, Autarquias do Norte, DGEG e LNEG que durante uma tarde partilharam e discutiram os desafios colocados a Portugal e em particular à Região Norte.

LANÇAMENTO DA 2.ª EDIÇÃO DO PROJETO PRIMEIRA PEDRA – LONDRES

A ASSIMAGRA encontra-se a promover o lançamento da 2.ª Edição do Projeto PRIMEIRA PEDRA, que terá lugar em Londres no próximo dia 31 de outubro, onde se dará a conhecer um dos desafios lançados ao Cluster da Pedra Natural, desenvolver um projeto para o London Design Festival 2018 que constitua um marco permanente com pedra portuguesa numa das capitais mais influentes do Mundo.

DEBATES REGIONAIS SOBRE RECURSOS MINERAIS - 29 DE OUTUBRO - CCDR-N

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), em parceria com o Cluster dos Recursos Minerais e a ASSIMAGRA, organiza, no próximo dia 29 de outubro, o Debate Regional sobre Recursos Minerais. Este decorrerá pelas 14H30 na Sede da CCDR-N (Rua Rainha D. Estefânia, 251, Porto).

OBTENHA O SEU RELATÓRIO DE MATURIDADE PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

A sua empresa encontra-se preparada para a nova Era da Transformação Digital?

Sabe qual o nível de maturidade digital da sua empresa?

 

O Cluster Portugal Mineral Resources é um dos parceiros do projeto PME Digital.O projeto visa capacitar, dotar de informação e incrementar as competências empresariais das PME para a transformação digital, fomentando a aceleração da Economia Portuguesa para uma Economia Digital.

PROJETO FLEXSTONE, UM PROJETO DO PLANO DE AÇÃO DO CLUSTER DOS RECURSOS MINERAIS

Aceda à entrevista do COMPETE 2020 a Agostinho Silva, Diretor da Zipor, que apresenta os desafios e os resultados alcançados no âmbito do projeto "FlexStone", um projeto direcionado para o setor das Rochas Ornamentais.

SUSTAINABLE MATERIALS FOR FUTURE MOBILITY: E-DRIVES. MAGNETS. BATTERIES

EIT RawMaterials is involved in the coordination of actions of the newly formed European Battery Alliance. In this context, the Innovation Hub Central jointly organise with Innovation Hub South and TU Darmstadt, a partner organisation, cordially invite you to a Workshop dedicated to Electric Mobility.

STONEINNOVATIONFEST

O CLUSTER DOS RECURSOS MINERAIS juntamente com a ASSIMAGRA celebrou a Inovação no Sector da Pedra Natural, no passado dia 11 de Julho, com o Evento STONE INNOVATION FEST, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Porto Mós.

CONCLUSÕES DO SEMINÁRIO “BUILDING THE LITHIUM VALUE CHAIN IN PORTUGAL", REALIZADO NO PASSADO DIA 27 DE JUNHO EM BRUXELAS.

O CLUSTER PORTUGAL MINERAL RESOURCES, juntamente com a ASSIMAGRA e o LNEG organizaram no passado dia 27 de Junho na REPER em Bruxelas, o Seminário “Building the Lithium Value Chain in Portugal”, que contou com cerca de 50 importantes stakeholders.

CLUSTER DOS RECURSOS MINERAIS É SELECCIONADO PARA PARTICIPAÇÃO NA 2ª EDIÇÃO DO EVENTO EUROPEAN INNOVATION WEEK IN TAIWAN

O Cluster dos Recursos Minerais participou na segunda edição do evento European Innovation Week, que decorreu entre 4 a 8 de junho em Taipei, Taiwan.

SEMINÁRIO "LÍTIO EM PORTUGAL"

EMPRESA DO SETOR DA PEDRA NATURAL PARTICIPA COMO SPEAKER NO EVENTO COTEC PORTUGAL “15TH NATIONAL INNOVATION MEETING”

A COTEC promoveu o 15º Encontro Nacional de Inovação no passado dia 22 de maio, em Évora, nas instalações da Fábrica Embraer. Gestores, empresários e políticos debateram a indústria, esta edição contou com participação do CEO Samuel Delgado da SOLANCIS, empresário do Setor da Pedra Natural.

CLUSTER E OS RECURSOS MINERAIS SÃO DESTAQUE DA NEWSLETTER Nº 154 - COMPETE 2020

Aceda à Newsletter nº 154 do COMPETE 2020 e veja a entrevista com a Diretora Executiva da ASSOCIAÇÃO CLUSTER PORTUGAL MINERAL RESOURCES, Marta Peres, sobre a evolução e o futuro do Setor dos Recursos Minerais em Portugal.

A INOVAÇÃO PORTUGUESA EM DESTAQUE NO GLOBAL STONE CONGRESS 2018

O Global Stone Congress 2018 realizado entre os dias 26 e 29 de Abril, em Ilhéus, na Bahia, no Brasil, contou com mais de 10 artigos e posters apresentados pela Industria e Academia Portuguesa.

Durante estes dias, mais de 200 pessoas, de todo o Mundo, discutiram os temas da Arquitetura, Sustentabilidade e Tecnologia em torno da Pedra Natural.