CIRCO-Hub-Portugal_logo_520x172px.png

CIRCO Hub Portugal

O CIRCO Hub Portugal é financiado pelo Fundo Ambiental e tem como parceiros o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), que coordena o projeto, a Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI) e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). 

 

O Programa CIRCO Hub Portugal tem como principal objetivo capacitar as empresas nacionais, de qualquer dimensão (com prioridade a PME), responsáveis pela fabricação de produtos (com design próprio ou externo) e que tenham interesse em aplicar estratégias e práticas para desenvolver o seu negócio, rumo à sustentabilidade e economia circular, através dos seus colaboradores, com ferramentas que impulsionem a transição para uma gestão mais adequada e sustentável dos recursos e da sua cadeia de valor numa ótica de uma economia mais circular.

 

As empresas interessadas em participar podem aceder ao site https://circohubportugal.lneg.pt onde podem encontrar toda a informação relevante sobre a Candidatura que será objecto de uma seleção prévia.

 

O projeto pretende capacitar 100 empresas, com 2 representantes por empresa, que participarão em tracks de desenvolvimento de negócios circulares CIRCO (numa série de 3 workshops) e 60 designers, que participarão em sessões de 1 dia sobre design circular CIRCO.


A metodologia utilizada, de origem holandesa, aplica o design e design thinking ao desenvolvimento de produtos, serviços e modelos de negócio circulares, trabalhados em sessões criativas e colaborativas. Até hoje o programa já apoiou mais de 1000 empresas e centenas de designers em diferentes países (Alemanha, Polónia, Brasil, Sri Lanka e Turquia).

WhatsApp Image 2022-08-31 at 10.45.06.jpeg

Cluster Portugal Mineral Resources participou no Conselho Regional de Inovação do Alentejo