MINING AND CIRCULAR REGIONS GO TO BRUSSELS.png

Mining and Circular Regions go to Brussels

As regiões europeias estão empenhadas em melhorar a produção responsável de matérias-primas - organizada a 16 de Junho de 2022, no North-Sweden European Office, Avenue des Arts 11, 1210 St Josse, Brussels.

A Smart Specialisation Partnership on Mining Industry and Global Value Chain (S3P Mining Industry) reúne as regiões mineiras europeias para trabalharem em conjunto na melhoria das condições de acesso e fornecimento sustentável de matérias-primas na UE. As regiões mineiras e circulares da UE têm um papel vital uma vez que estas regiões têm o potencial mineral mais significativo para a descoberta e desenvolvimento de projectos mineiros, ou seja, a base de uma cadeia de valor mineral verdadeiramente sustentável.

Hoje, mais do que nunca, existe uma necessidade urgente de reforçar a autonomia estratégica da União Europeia e reduzir a nossa dependência de matérias-primas minerais importadas, especialmente de países com elevado risco geopolítico. 

CIRCO-Hub-Portugal_logo_520x172px.png

CIRCO Hub Portugal

O CIRCO Hub Portugal é financiado pelo Fundo Ambiental e tem como parceiros o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), que coordena o projeto, a Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI) e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). 

 

O Programa CIRCO Hub Portugal tem como principal objetivo capacitar as empresas nacionais, de qualquer dimensão (com prioridade a PME), responsáveis pela fabricação de produtos (com design próprio ou externo) e que tenham interesse em aplicar estratégias e práticas para desenvolver o seu negócio, rumo à sustentabilidade e economia circular, através dos seus colaboradores, com ferramentas que impulsionem a transição para uma gestão mais adequada e sustentável dos recursos e da sua cadeia de valor numa ótica de uma economia mais circular.

 

As empresas interessadas em participar podem aceder ao site https://circohubportugal.lneg.pt onde podem encontrar toda a informação relevante sobre a Candidatura que será objecto de uma seleção prévia.

 

O projeto pretende capacitar 100 empresas, com 2 representantes por empresa, que participarão em tracks de desenvolvimento de negócios circulares CIRCO (numa série de 3 workshops) e 60 designers, que participarão em sessões de 1 dia sobre design circular CIRCO.


A metodologia utilizada, de origem holandesa, aplica o design e design thinking ao desenvolvimento de produtos, serviços e modelos de negócio circulares, trabalhados em sessões criativas e colaborativas. Até hoje o programa já apoiou mais de 1000 empresas e centenas de designers em diferentes paí