top of page
1.png

Geodiversity Through the Lens of Built Heritage

O DER Técnico o associa-se ao Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA) na comemoração do Dia Internacional da Geodiversidade com a atividade intitulada "Geodiversity Through the Lens of Built Heritage".

 

Esta atividade, a decorrer no dia 9 de outubro de 2023, contempla uma visita de estudo a um monumento de Lisboa - Sé Catedral de Lisboa - onde os participantes terão a oportunidade de observar a diversidade de materiais pétreos (correlacionados com períodos de construção ou restauro) e também mostrar a resposta (por vezes bastante diferente) destes materiais aos agentes de degradação e, portanto, mostram diferentes padrões de decaimento.

25395429-scaled.jpg

APA dá luz verde à mina de Montalegre e aprova primeira refinaria de lítio em Portugal

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) acaba de dar "luz verde" ao projeto reformulado da mina de lítio que a empresa Lusorecursos quer explorar em Montalegre, que além da extração deste mineral inclui também uma refinaria no mesmo local.

De acordo com a empresa, as obras de construção do projeto mineiro do Romano poderão ter início em 2025 (incluido os respetivos túneis de acesso à mina subterrânea) e vão durar dois anos, estando a entrada em exploração prevista para 2027.

O facto deste projeto contemplar que o minério bruto seja refinado no próprio local "é uma evidente mais-valia do projeto, pelo valor acrescentado gerado"e pela "importância da cadeia de valor se situar no território".

SAVE THE DATE - OPEN SESSION.jpg