top of page

Aviso | Sistema de Incentivos

Captura de ecrã 2024-06-11 142501.png

Aviso 01. Apoio ao Desenvolvimento de uma Indústria Ecológica (Aviso N.º 01/C21-i05/2024). Este aviso é direcionado para quem constrói equipamentos ligados a bombas de calor, energia fotovoltaica, eólica, etc

1.png

Geodiversity Through the Lens of Built Heritage

O DER Técnico o associa-se ao Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA) na comemoração do Dia Internacional da Geodiversidade com a atividade intitulada "Geodiversity Through the Lens of Built Heritage".

 

Esta atividade, a decorrer no dia 9 de outubro de 2023, contempla uma visita de estudo a um monumento de Lisboa - Sé Catedral de Lisboa - onde os participantes terão a oportunidade de observar a diversidade de materiais pétreos (correlacionados com períodos de construção ou restauro) e também mostrar a resposta (por vezes bastante diferente) destes materiais aos agentes de degradação e, portanto, mostram diferentes padrões de decaimento.

25395429-scaled.jpg

APA dá luz verde à mina de Montalegre e aprova primeira refinaria de lítio em Portugal

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) acaba de dar "luz verde" ao projeto reformulado da mina de lítio que a empresa Lusorecursos quer explorar em Montalegre, que além da extração deste mineral inclui também uma refinaria no mesmo local.

De acordo com a empresa, as obras de construção do projeto mineiro do Romano poderão ter início em 2025 (incluido os respetivos túneis de acesso à mina subterrânea) e vão durar dois anos, estando a entrada em exploração prevista para 2027.

O facto deste projeto contemplar que o minério bruto seja refinado no próprio local "é uma evidente mais-valia do projeto, pelo valor acrescentado gerado"e pela "importância da cadeia de valor se situar no território".

SAVE THE DATE - OPEN SESSION.jpg

I4-GREEN Technical Open Session

A Open Session do I4-GREEN irá acontecer online no próximo dia 6 de setembro de 2023, às 16h30 CET, com o principal objetivo de proporcionar uma sessão de informação técnica aos candidatos ao concurso. Nesta ocasião, as empresas-piloto partilharão com os participantes parâmetros técnicos específicos para garantir uma adaptação perfeita aos requisitos dos pilotos reais

(1-IHO Extremadura & 2-E-LIX Andaluzia).

 

A sessão será estruturada em duas secções: Em primeiro lugar, uma visão geral dos eixos-piloto, explicando os diferentes IDs de voucher disponíveis para optar e, em segundo lugar, um período de perguntas para os candidatos, em que os pilotos resolverão dúvidas e responderão às perguntas dos candidatos.

 

Se estiver interessado, pedimos-lhe que guarde a data.

Post (19).jpg

ICEI-A Funding Webinar

No dia 27 de setembro de 2023 às 16:00 CET, o Secretariado da European Industrial Circular Economy Investment Alliance (Dr. Pierre Padilla, N-ABLE) realizará um webinar de 45 minutos para apresentar o financiamento Europeu inter-regional para a inovação.

O webinar apresentará 2 concursos europeus de projetos colaborativos dedicados ao financiamento de inovações TRL6+. Serão também dadas instruções e indicações de como aderir a um consórcio.

​Siga o link abaixo e registe-se nesta sessão! A sessão decorrerá em Inglês.

Está disponível um template para que as empresas se possam inscrever para fazer um curto pitch de apresentação durante um próximo evento.

OPEN CALL.png

Candidaturas abertas ao Projeto I4-Green 

Submeta a sua proposta até 15 de setembro de 2023, às 17:00 CET

O concurso do Projeto I4-GREEN está ABERTO AGORA para promover a transferência de tecnologia, serviços e produtos para PME setoriais específicas e para promover ferramentas de colaboração do Cluster que envolvam serviços empresariais e apoio financeiro às PME do ecossistema.

O I4-GREEN é um projeto de inovação financiado pela Comissão Europeia no âmbito do Instrumento de Investimentos Inter-regionais em Inovação (I3) que propõe tecnologias disruptivas que permitam impulsionar a transição verde das empresas mineiras.

Post (24).png

O lítio é uma ameaça ou uma oportunidade para Portugal?

Notícia do Jornal Expresso

A Agência Portuguesa do Ambiente autorizou a primeira exploração de lítio em Portugal, na mina do Barroso. Será que as vantagens económicas compensam os riscos ambientais?

Este episódio teve moderação de João Silvestre, editor de Economia do Expresso, e contou com a participação de Vítor Andrade, jornalista do Expresso, e de Luís Martins, presidente do Cluster dos Recursos Minerais de Portugal. A edição esteve a cargo de Salomé Rita.

artigo visão.jpg

O equilibrio fundamental entre as minas e o clima

Notícia da Revista Visão, redigida pelo autor Jorge Cristino, Especialista em Sustentabilidade Ambiental e Alterações Climáticas.

Portugal possui uma das mais atrativas reservas de lítio da Europa. A oportunidade que nos é dada tornaria o nosso País na referência mundial desta necessária transição. Neste Dia Mundial do Ambiente, apetece reforçar que estamos perante uma grande oportunidade estratégica para o País, mas também para o mundo. 

Se por um lado sabemos que a extração de combustíveis fósseis provoca danos no sistema climático terrestre, por outro sabemos que a transição energética e as energias renováveis exigem uma mudança na forma como vemos o conhecimento e a extração de recursos geológicos, baseados em matérias-primas críticas, essenciais para este crescimento sustentável. No total a União Europeia definiu como 34 as matérias-primas críticas, mas que nem só para as energias renováveis são essenciais. Também o são para a saúde, para a construção, para a agricultura e para a mobilidade.

25395421.jpg

O projeto de exploração de lítio da região do Barroso, obteve a Declaração de Impacte Ambiental favorável, condicionada pela Agência Portuguesa do Ambiente

O projeto de exploração de lítio da região do Barroso, no concelho de Boticas (Distrito de Vila Real), obteve a Declaração de Impacte Ambiental (DIA) favorável, condicionada pelo cumprimento de algumas medidas ambientais e socioeconómicas, pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) – conforme informação concedida pela promotora do investimento, a empresa australiana Savannah Resources.

A Savannah realça que as condições da DIA, com as quais concorda, “garantem que o projeto será desenvolvido de forma responsável e que os benefícios socioeconómicos serão partilhados com todas as partes interessadas”.

A Associação Cluster Portugal Mineral Resources (ACPMR) congratula-se pela decisão positiva da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), já que ela é determinante para a produção em Portugal deste metal crítico, estratégico e fundamental para a transição energética, bem como para a construção da sua cadeia de valor no País, facto para o qual tem pugnado nos últimos anos.

A ACPMR está ainda convicta que esta decisão poderá desbloquear outras matérias fundamentais para o setor dos recursos minerais e para o País, tantas vezes adiadas, alinhando Portugal com orientações recentes da Comissão Europeia, onde sobressai o regulamento “Crtical Raw Materials Act” e vincando a necessidade da elaboração urgente de uma nova Estratégia Nacional para os Recursos Minerais.

istockphoto-1295684925-612x612.jpg

As empresas sediadas no distrito de Leiria alcançaram em 2022, mais de 45 milhões de euros em exportações no setor das rochas ornamentais

Segundo o Jornal de Leiria, as empresas sediadas no distrito de Leiria alcançaram em 2022 um dos maiores valores de sempre: mais de 45 milhões de euros em exportações no setor das rochas ornamentais.

Alcobaça mantém-se o concelho mais exportador, tendo registado em 2022 um volume de exportações de mais de 25 milhões de euros, o que representou um aumento de 15,98% face a 2021. Seguem-se os concelhos de Porto de Mós, que em 2022 exportou 9.958.233 euros (mais 2.175.251 euros que no ano de 2021) e de Leiria, que registou 3.523.952 euros de exportações (mais 1.043.785 euros que em 2021).

20230405_BANNER-NOTICIA-EVENTO.JPG

AGENDA SUSTAINABLE STONE BY PORTUGAL (PRR) NO EVENTO “AGENDAS MOBILIZADORAS NO ALENTEJO” – PACT – ÉVORA

A AGENDA SUSTAINABLE STONE BY PORTUGAL foi apresentada pelo Sr. Samuel Delgado, CEO da empresa SOLANCIS, empresa Líder da Agenda, no evento “Agendas Mobilizadoras no Alentejo”, que decorreu no dia 4 de Abril, no auditório do PACT, em Évora.

A Região Alentejo, representa 38% do total de investimento da AGENDA SUSTAINABLE STONE BY PORTUGAL. O consórcio está comprometido com soluções para acrescentar valor, adicionar inteligência aos processos, aumentar o nível de automação e robotização, aumentar o nível de segurança dos trabalhadores, atingir o desperdício zero, aumentar o conhecimento e níveis ecológicos e reforçar as ligações internacionais com os mercados.

Esta iniciativa promovida pelo PACT e CCDR Alentejo, contou com a participação de Pedro Dominguinhos, Presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR e, Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento.

Durante a sessão foram apresentadas 17 Agendas Mobilizadoras pelos respetivos representantes, com investimentos no Alentejo, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

 

Conheça a AGENDA SUSTAINABLE STONE BY PORTUGAL clicando no botão abaixo.

RE_C06_i01_PRR_logos.png
5.png

Candidaturas Abertas - Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva

Candidaturas abertas ao Sistemas de Incentivos à Inovação Produtiva!


Acrescentamos valor ao seu projeto, contacte-nos!

CRM ACT.png

Matérias-primas críticas: assegurar cadeias de abastecimento seguras e sustentáveis para o futuro verde e digital da UE

No dia 16 de Março de 2022, a Comissão Europeia propôs um conjunto abrangente de ações para assegurar o acesso da UE a um abastecimento seguro, diversificado, acessível e sustentável de matérias-primas críticas. As matérias-primas críticas são indispensáveis para um vasto conjunto de sectores estratégicos, incluindo a indústria net-zero, a indústria digital, a indústria aeroespacial e os sectores da defesa.

 

Embora se preveja que a procura de matérias-primas críticas aumente drasticamente, a Europa depende fortemente das importações, frequentemente de fornecedores de países terceiros quase monopolistas. A UE precisa de mitigar os riscos para as cadeias de abastecimento relacionadas com tais dependências estratégicas para aumentar a sua resiliência económica, tal como salientado pela escassez na sequência da Covid-19 e da crise energética na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia. Isto pode pôr em risco os esforços da UE para cumprir os seus objetivos climáticos e digitais.

O Regulamento e a Comunicação sobre matérias-primas críticas potenciam os pontos fortes e as oportunidades do Mercado Único e das parcerias externas da UE para diversificar e aumentar a resiliência das cadeias de abastecimento de matérias-primas críticas da UE. A Lei das Matérias-Primas Críticas também melhora a capacidade da UE para monitorizar e mitigar os riscos de ruturas e aumenta a circularidade e a sustentabilidade.

CANDIDATURAS ABERTAS - REGISTO DE PEDIDO DE AUXÍLIOS

SISTEMAS DE INCENTIVOS INOVAÇÃO PRODUTIVA

Visualize o resumo do aviso AQUI.

 

SISTEMAS DE INCENTIVOS À INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO (SI I&DT) I&D EMPRESARIAL

Visualize o resumo do aviso AQUI.

 

ACRESCENTAMOS VALOR AO SEU PROJETO, CONTACTE-NOS!

Captura de ecrã 2023-02-10, às 10.09.06.png

Visita do 1º Ministro á Agenda Sustainable Stone by Portugal

A AGENDA SUSTAINABLE STONE BY PORTUGAL reforçou o seu compromisso para o crescimento sustentável da economia portuguesa, na visita do primeiro-ministro, António Costa à Empresa Líder do Consórcio deste Projeto do PRR – SOLANCIS.

 

Com um crescimento na exportação nos últimos anos, de cerca de 14%, com o foco em Projetos Mobilizadores que têm permitido posturas ambientais mais transparentes, digitalização e robotização de processos, mais segurança das pessoas e população e crescimento na criação de emprego qualificado, a Agenda Verde SUSTAINABLE STONE BY PORTUGAL será mais um passo significativo para que o Sector da Pedra Natural continue a ser um contribuinte líquido para a economia portuguesa, principalmente ao nível das exportações e no nome de Portugal em todas as obras realizadas com a nossa pedra e o nosso know-how e tecnologia em praticamente todo o Mundo.

 

A AGENDA SUSTAINABLE STONE BY PORTUGAL está a ser desenvolvida numa lógica de inovação de quádrupla hélice, com 52 parceiros – Empresas, Academia, Entidades Públicas e Associações, coordenada pelo CLUSTER DOS RECURSOS MINERAIS. Com um investimento elegível global de 55.760.917,17€, o compromisso do Sector da Pedra Natural é ser uma fileira de excelência na relação com o ambiente e sociedade e aumentar a produtividade em 15% e fazer refletir isso nos salários.

Registration.png

WORKSHOP NEW SOLUTIONS FOR RECOVERING CRITICAL RAW MATERIALS

 

O Projeto REVIVING - REVISITAR REJEITADOS DE MINAS PARA INOVAR A BIORRECUPERAÇÃO DE METAIS, convida-o a participar no workshop “New Solutions for Recovering Critical Raw Materials.”.

O workshop irá decorrer no próximo dia 30 de janeiro no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra, possibilitando também a participação online. Realizar-se-á em Inglês e centra-se na temática de utilização de resíduos mineiros como fonte de matérias-primas e novas soluções para a recuperação de matérias-primas.

img.jpeg

Concurso de ideias - Simpósio New Construction with Stone

No âmbito do Simpósio New Construction with Stone, a ocorrer na Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior nos dias 2 e 3 de março de 2023 é lançado um concurso de ideias sobre materiais e soluções sustentáveis que incorporem uma perspetiva de inovação ou de aplicação.
O concurso é aberto à comunidade académica, escolar e à sociedade em geral, podendo propor-se a concurso equipas de pelo menos dois elementos.

GSC2023 Call for Abstracts.png

Submissão de resumos - Global Stone Congress 2023

Está agora aberta a submissão de resumos para o GLOBAL STONE CONGRESS 2023, um evento internacional que Portugal receberá entre 18 e 23 de Junho 2023, na Batalha.

Os autores podem submeter um resumo com um máximo de 450 palavras, até 15 de Fevereiro de 2023, utilizando o formulário disponível no site do evento. Todos os resumos devem ser submetidos em inglês.

A aceitação do resumo pelo Comité Científico será comunicada até ao dia 5 de Março. Os autores terão então de submeter uma comunicação para a apresentação no Congresso e a respetiva publicação científica.

Tópicos: Prospecção, Exploração, Pedreiras; Processamento, Transformação, Caracterização da Pedra e Novos Produtos; Máquinas, Ferramentas e Consumíveis; Integração do BIM na indústria da Pedra Natural; Recuperação Ambiental e Gestão do Território; Pedra Natural e Arquitetura; Economia Circular e Sustentabilidade; Impacto das alterações climáticas nos geomateriais; Geopatrimónio e Geoconservação; Saúde e Segurança no trabalho; Licenciamento e Inspecção

Imagem1.tif

Investimento inter-regional para o fornecimento sustentável de matérias-primas para a transição energética verde da UE

O I4-GREEN é um projeto orientado pela indústria para a implementação de inovações regionais de economia circular nos processos mineiros.
Permitir o acesso às matérias-primas é um requisito crucial para assegurar a recuperação da Europa e para preservar e melhorar o ambiente e a qualidade de vida, embora seja também crucial para a economia europeia devido à atual profunda crise de matérias-primas.

O I4-GREEN surge de uma rede de inovação inter-regional e transformar-se-á num ecossistema inter-regional único, uma verdadeira alavancagem para a transformação verde das indústrias extrativas e para o nascimento de uma cadeia de valor mineiro sustentável na UE. Irá gerar provas de conceito para tecnologias de recuperação de minério, de forma sustentáveis e amigas do ambiente, tornando-se um farol de baixo impacto ambiental, incorporando estratégias de economia circular. Paralelamente, o projeto prevê apoio financeiro às PME que trabalham para garantir o fornecimento sustentável de minerais essenciais para satisfazer a resiliência da UE e a transição energética verde.

297414589_105352528946394_8494335438666380656_n.jpg

SEMACRET Project

O SEMACRET visa promover a exploração sustentável de Matérias-Primas Críticas para a transição verde na UE, garantindo o seu fornecimento para suas indústrias.


As Matérias-Primas Críticas (critical raw materials) são fundamentais para alimentar as cadeias de valor industrial da UE e os setores estratégicos e a transição para a energia verde. Atualmente, o fornecimento de muitas matérias-primas críticas primárias é <3%, o que deixa a UE numa posição vulnerável, dependendo principalmente de importações de países terceiros. A UE pretende impulsionar a produção interna de Matérias-Primas Críticas para garantir a sua autonomia e garantir o seu abastecimento responsável.

Savethedate.jpg

7ª Edição Globlal Stone Congress 2023

A sétima edição do Global Stone Congress, o principal evento técnico-científico dedicado ao sector da pedra ornamental, terá lugar na Batalha, Portugal, entre os dias 18 e 23 de Junho de 2023.


O GSC2023 contará com uma série de palestras, apresentação de posters, mesas redondas, seminários, workshops nas áreas de Arquitectura, Inovação e Sustentabilidade. Para além destas iniciativas, estão a ser preparadas visitas técnicas e momentos de networking para proporcionar a interacção entre todos os participantes.


O Global Stone Congress 2023 é organizado pela ACPMR - Associação Cluster Portugal Recursos Minerais, Universidade de Évora e Assimagra - Recursos Minerais de Portugal.

MINING AND CIRCULAR REGIONS GO TO BRUSSELS.png

Mining and Circular Regions go to Brussels

As regiões europeias estão empenhadas em melhorar a produção responsável de matérias-primas - organizada a 16 de Junho de 2022, no North-Sweden European Office, Avenue des Arts 11, 1210 St Josse, Brussels.

A Smart Specialisation Partnership on Mining Industry and Global Value Chain (S3P Mining Industry) reúne as regiões mineiras europeias para trabalharem em conjunto na melhoria das condições de acesso e fornecimento sustentável de matérias-primas na UE. As regiões mineiras e circulares da UE têm um papel vital uma vez que estas regiões têm o potencial mineral mais significativo para a descoberta e desenvolvimento de projectos mineiros, ou seja, a base de uma cadeia de valor mineral verdadeiramente sustentável.

Hoje, mais do que nunca, existe uma necessidade urgente de reforçar a autonomia estratégica da União Europeia e reduzir a nossa dependência de matérias-primas minerais importadas, especialmente de países com elevado risco geopolítico. 

CIRCO-Hub-Portugal_logo_520x172px.png