Untitled design (3).png

Global Stone 2023 Start-up Event 2023 - New Challenges on Dimension Stones, from Portugal to the World

O Global Stone Congress 2023 foi anunciado a 2 de Junho de 2022, com uma pequena conferência chamada GSC Start Up, durante a STONE FAIR 2022.
A apresentação de boas-vindas foi feita por Luis Martins, Presidente do Conselho do Cluster Portugal Mineral Resources e Luis Lopes, Universidade de Évora, membro do Comité Executivo do GSC.
O lançamento contou com 3 palestras proferidas por Agostinho da Silva (Administrador CEI- Membro do Conselho de Administração do Cluster Portugal Recursos Minerais), António Silva (Geólogo (ASSIMAGRA - Associação Portuguesa da Indústria de Recursos Minerais / CTCV - Centro Tecnológico de Cerâmica e Vidro)) e Isabel Almeida (ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa), abordando os temas Era Digital e Green Deal.
O evento contou ainda com a apresentação de 3 produtos inovadores de PME: SOLANCIS, FRONTWAVE e FRAVIZEL.

Marta Peres, Directora Executiva do Cluster Portugal Recursos Minerais e Secretária Geral do evento, terminou a sessão apresentando a história deste congresso internacional desde 2005 e com o lançamento do GSC 2023.
Com mais de 50 participantes, esta iniciativa tenciona ser um ser um anúncio para o congresso de 2023 e contribuir para o intercâmbio de conhecimentos e a sua continuidade.

O Sector da Pedra Natural Portuguesa terá o maior prazer em acolher o Global Stone Congress e seus participantes, em Portugal, em 2023.

Em breve anunciaremos a data e o local.

Captura de ecrã 2022-04-13, às 12.18.41.png

Candidatura “Agenda Mobilizadora -Sustainable Stone by Portugal” submetida ao Plano de Recuperação e Resiliência

Consórcio de 53 Empresas e Entidades relacionadas com o Sector da Pedra Natural, apresentaram o seu projeto mobilizador para um Portugal mais digital, verde e competitivo ao Concurso RE-C05-io1: Agendas Mobilizadoras para a Reindustrialização.

logotipo GS2023_Prancheta 1.png

GLOBAL STONE CONGRESS 2023 START UP - STONE Fair, 2022

Em nome da Comissão Executiva, gostaríamos de convidá-lo a participar no GLOBAL STONE CONGRESS 2023 START UP.
Devido à pandemia do COVID 19, o GSC foi suspenso. Acreditamos que em 2023, já estarão garantidas as condições para receber o congresso no seu formato original, em Portugal.
Decidimos lançar a edição de 2023, na Feira STONE, em 2022, para que não percamos o espírito de partilha de conhecimento e inovação internacional.
Estamos ansiosos para voltar a encontrarmo-nos consigo, pessoalmente ou online.

Cluster-01.png

Candidaturas Abertas - Registo de Pedido e Auxílio

Candidaturas abertas ao Sistemas de Incentivos à Inovação Produtiva e ao Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (Si I&DT) - I&D Empresarial.
Acrescentamos valor ao seu projeto, contacte-nos!

3.png

Aviso de abertura de concurso

No âmbito do PRR encontram-se abertos os seguintes avisos:

N.º 02/C11-i01/2022 - INVESTIMENTO TC-C11-i01 – Descarbonização da Indústria (Aviso-N-º-02C11-i012022.aspx)

 

Programa Consolidar - Fundo de Capitalização e Resiliência 

 

Programa Recapitalização Estratégica - Fundo de Capitalização e Resiliência

A mala de aplicações Minerais.png

Cluster dos Recursos Minerais inicia campanha de sensibilização pelas Escolas Nacionais

No âmbito da campanha de sensibilização aos jovens dos 11 aos 18 anos nas escolas portuguesas, sobre a importância dos Recursos Minerais na vida quotidiana, o Cluster Portugal Mineral Resources realizou mais uma iniciativa na Escola Básica Dr. Anastácio Gonçalves, em Alcanena, no passado dia 08 de Março.
Mais de 60 jovens entre os 10 e os 11 anos, de 4 turmas do 5ª ano, ficaram a conhecer do que são feitos os produtos que utilizam no dia-a-dia, de onde vêm e foram sensibilizados para a necessidade de exploração e utilização racional e sustentável dos recursos minerais.
Estas iniciativas continuam a ser um sucesso junto dos jovens! Os jovens ficam a perceber que sem Recursos Minerais, a sua vida quotidiana não seria a mesma e mais importante, que é possível explorar e utilizar de forma sustentável e com respeito pela Sociedade.
O jogo pedagógico “A Mala de Aplicações Minerais”, financiado pela União Europeia, faz parte das iniciativas de Sensibilização, Comunicação e Educação levadas a cabo pela EIT Raw Materials, em Portugal representada, neste âmbito pelo Departamento de Ciências da Terra da Universidade Nova de Lisboa e pela Prof.ª Sofia Barbosa.

023.jpg

Marcelo Rebelo de Sousa promulga alterações à “Lei das Minas” fabricadas após anúncio da dissolução do Parlamento e à revelia das Associações do setor e da DGEG

As Associações do setor da indústria dos recursos minerais, que representam centenas de empresas e milhares de postos de trabalho, vêm manifestar a sua posição de desagrado e total incompreensão relativamente à promulgação, por parte do Senhor Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, das alterações aprovadas na Assembleia da República (AR), em novembro, ao DL 30/2021 de 7 de maio, que procede à regulamentação da Lei nº 54/2015, de 22 de junho, respeitante aos depósitos minerais. 

AGENDA MOBILIZADORA SUSTAINABLE STONE BY PORTUGAL ELEGÍVEL COM MUITO BOM.png

AGENDA MOBILIZADORA SUSTAINABLE STONE BY PORTUGAL
ELEGÍVEL COM MUITO BOM

20 Empresas do Sector da Pedra Natural, 10 Empresas de desenvolvimento de tecnologia e software, 13 ENESIIs, a ASSIMAGRA, o CLUSTER DOS RECURSOS MINERAIS, 2 Entidades Públicas e 1 Colab, receberam hoje a notificação de que a sua Candidatura às Agendas Mobilizadoras no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, foi considerada elegível.

POST1.png

'Sustainable Stone by Portugal' | Cerimónia de apresentação das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial

No passado dia 2 de dezembro decorreu a apresentação pública da Agenda Mobilizadora | Sustainable Stone by Portugal - valorização da pedra natural para um futuro digital, sustentável e qualificado, realizada pelo Eng.º Ag