Cluster é copromotor de dois Projetos Mobilizadores

Os Projetos Mobilizadores são projetos estratégicos de I&D aprovados pela Agência Nacional de Inovação que visam a criação de novos produtos, processos ou serviços com elevado conteúdo tecnológico e de inovação, que contribuam para a cadeia de valor dos mesmos e se configurem como focos dinamizadores de capacidades e competências científicas e tecnológicas. Estes projetos visam induzir impactes significativos a nível multissectorial, permitindo nomeadamente a endogeneização e exploração das tecnologias desenvolvidas.

Em concreto, estão em curso os seguintes projetos:

  • O consórcio InovMineral 4.0, que é do Cluster Portugal Mineral Resources, é uma extensão do projeto já iniciado InovStone 4.0 da Pedra Natural e cobre toda a cadeira de valor dos Recursos Minerais, incluindo as novas áreas temáticas da Economia Circular, Digitalização de Processos Colaborativos e dinamização e criação de competências.

  • O consórcio Digital Construction Revolution, do Cluster AEC, REV@CONSTRUCTION, visa a Revolução Digital da Construção tendo por base a necessidade do setor em conseguir ganhos de produtividade e crescimento sustentável, que possam alavancar a sua competitividade em Portugal e a nível Europeu e Global. O projeto reúne um consórcio alargado de 24 entidades, composto por 15 empresas (Teixeira Duarte, BIMMS, Casais, IP, Increase Estimate, Engexport, IPQ, A400, Mota-Engil, 3MAPS, OUZO, COBA, FASE, Adão Da Fonseca e Contacto Atlântico), 2 associações Empresariais sem fins lucrativos (Cluster AEC e Associação do Cluster Portugal Mineral Resources) e 7 entidades não empresariais (INESC-TEC, UM, LNEC, IST, FEUP, IC e ISEL).


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo