Cluster é membro fundador da Aliança para a Economia Circular Europeia

A Aliança para a Economia Circular enquadra-se no Plano de Ação para a Economia Circular lançado pela Comissão Europeia em março de 2020. Este plano integra iniciativas transversais ao ciclo de vida dos produtos, promovendo os processos circulares, consumo sustentável e a manutenção dos recursos o maior tempo possível, na economia europeia. A circularidade e a eficiência na utilização dos recursos são vistas pela UE como um pré-requisito para a neutralidade climática, em alinhamento com o Green Deal e a estratégia industrial europeia. A Aliança tem como ambição ajudar a concretizar o Plano de Ação para a Economia Circular ao acelerar o desenvolvimento de soluções de ponta. Nesse contexto, as duas grandes ambições da Aliança são:

  • Criar condições para o sucesso de projetos de negócio e fomentar a emergência de projetos de investimento inovadores - novas soluções, tecnologias, modelos de negócio que possam ser desenvolvidos e implementados no mercado;

  • Criar enquadramento favorável ao desenvolvimento de normas, standards e outras práticas que contribuam para garantir uma adaptação eficaz das políticas de economia circular à realidade da indústria.

A Aliança é composta por organizações intermediárias (clusters, parques industriais…) com capacidade para liderar e congregar esforços na adoção e implementação das soluções económicas preconizadas para a economia circular do futuro.




0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo