Cluster integra a Aliança Europeia para as Matérias-primas

A 29 de setembro a Comissão Europeia, representada pelo Vice-Presidente Sefcovic, lançou a Aliança Europeia para as Matérias-primas - European Raw Materials Alliance (ERMA). A nova Aliança foi estabelecida devido ao reconhecimento da importância crítica das matérias-primas para a segurança, sustentabilidade e liderança industrial da UE. Foi reconhecido que para concretizar as ambições ambientais, transição digital e liderança futura em termos tecnológicos, existirá um aumento significativo da procura e consumo de matérias-primas críticas.

A Aliança Europeia para as Matérias-primas pretende identificar barreiras, oportunidades e possibilidades de investimento para a capacitação europeia em todas as fases da cadeia de valor das matérias-primas, desde a prospeção e exploração mineiras, à recuperação de resíduos.

Numa primeira fase, a Aliança estará prioritariamente focada em aumentar a resiliência europeia nas cadeias de valor das terras raras e imãs permanentes, visto que estes são vitais para a maioria dos ecossistemas industriais na Europa, em particular para o crescimento da mobilidade elétrica, armazenamento de energia e turbinas eólicas. Numa segunda fase, deverá expandir a sua ação para outros temas relacionados com necessidades de metais básicos e outros, essenciais para o armazenamento e conversão energética.



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo