Projeto Mine the Gap arranca em setembro

A ACPMR vai integrar o projeto Europeu Mine the Gap que irá iniciar em setembro deste ano de 2020.

O projeto, que conta com mais 10 organizações de Espanha, França, Itália Alemanha, Polónia, Bulgária e Finlândia, consiste na criação e integração de novas cadeias de valor nas PME do setor dos Recursos Minerais e da mineração através de tecnologias de informação e comunicação, economia circular e apoio à gestão eficiente dos processos produtivos.

Na verdade, a nossa sociedade não tem consciência da importância das matérias-primas minerais e chega a ter uma visão negativa sobre o conceito de mineração, fortemente relacionada ao uso de métodos e tecnologias ultrapassados e menos amigos do meio ambiente. Isto é particularmente relevante para as PME, que não conseguem acompanhar o ritmo das grandes empresas e, portanto, sofrem com um déficit de inovação, de fertilização intersetorial e de potencial de disrupção. O projeto Mine the Gap surge, precisamente para apoiar as PME a promoverem e acelerarem investimentos para desenvolverem a sua capacidade de inovação e terem uma plataforma de suporte ao reforço das suas cadeias de valor existentes e ao desenvolvimento de novas cadeias de valor industriais, através de serviços de inovação e apoio intersetoriais e regionais no seio do cluster.

O consórcio de base do projeto é composto por 9 Clusters, 1 RTO e 1 Associação de 9 regiões e 7 países europeus representando mais de 500 PME. O projeto pretende desenvolver uma estrutura de gestão, de metodologias e de estratégias, incluindo apoio financeiro direto às PME, serviços adicionais de apoio às empresas e acesso a novos investimentos.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo